quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Porquinhos e coelhos




Os porquinhos e os coelhos são animais que gostam muito de companhia e quando isso não acontece sentem-se muito sós. Este tipo de animais não devem ser colocados em gaiolas individuais, e todos os que já viram coelhos e porquinhos em grupo concordam com isso.
Sem dúvída que o melhor companheiro para um porquinho ou coelho é um animal de mesma espécie, no entanto existe a possibilidade de coexitirem ambos no mesmo alojamento, o que embora não seja o ideal, é bem melhor do que ficarem sozinhos.
Porquinhos e coelhos não falam a mesma língua e para viverem juntos, devem ser escolhidos animais jovens ou já com experiência em interagir com outras espécies, pois isso facilitará a vivência em conjunto. Coelhos mais velhos, especialmente fêmeas, podem ser bastante agressivos, podendo causar grande dano aos porquinhos e até mesmo matá-los.
O alojamento para esta coexistência deve ser uma gaiola grande, de modo que os animais não fiquem muito juntos, mas cada um tenha o seu próprio espaço. Se fôr possível os animais devem ter carácter dócil e calmo, pois isso ajuda em muito tê-los juntos. Coelhos fêmeas podem ter dificuldades em aceitar outros coelhos, mas podem aceitar um porquinho. No entanto, uma pessoa pode ter certeza de uma coisa : os animais só se aceitam mutuamente e vivem a vida junto um do outro, sendo raro que existam reais amizades. O facto de viverem em conjunto faz com que se sintam menos sozinhos, ma so seu comportamento habitual não se desenvolve, pois o "outro" que vive com ele é completamente diferente.
Algumas pessoas dizem que é impossível tê-los juntos e outras dizem que não há problema. A nossa experiência diz-nos que não é uma coisa fácil de dizer. Ter apenas um animal é sempre mau e o ideal é juntá-lo a outro da mesma espécie, mas existem sempre soluções de compromisso.
Na nossa experiência coelhos machos jovens foram sempre amigáveis com os porquinhos e coelhos fêmeas sempre agressivos. Os coelhos são muito mais fortes que os porquinhos e podem ter reacções agressivas em situações que um porquinho não esteja à espera ( ou mesmo o dono). Podem magoar então o porquinho seriamente. Portanto para precaver uma situação dessas é importante ter sempre um sítio na gaiola onde o porquinho se possa esconder sem que o coelho o possa seguir. Por vezes os coelhos machos adultos mudam repentinamente o comportamento de animais pacíficos para agressivos. Nesses casos o animal deve ser separado de modo a evitar riscos. Nesses casos pode-se pensar na castração do coelho.
Nós pessoalmente pensamos que a solução de dois porquinhos com um coelho talvez seja uma solução mais aceitável do que um porquinho e um coelho, se realmente houver necessidade de partilharem o mesmo alojamento. Esta opinião é baseada apenas na nossa experiência com os animais, não sendo pois uma ideia generalizada. O ideal é sempre ter dois parceiros da mesma espécie juntos.